A partir do Motorola Moto G 2013, passando por todas as mais recentes gerações da lista da família Moto, até o Moto G6 e com certeza seus sucessores, existe a possibilidade de ampliar a memória do aparelho através de sua porta USB. Tudo isso graças à tecnologia OTG que foi incorporada nos celulares da Motorola a partir do primeiro modelo citado. Uma coisa que o Motorola Moto G 2013 deixava a desejar era sua capacidade de armazenamento que era pouca mesmo para aquela época, tendo dispositivos com 8 e 16 GB de armazenamento interno, e anteriormente não tinha entrada para cartão de memória como outros dispositivos com Android tem. Felizmente hoje em dia todos celulares da Motorola, e não apenas o Moto G em todas as versões possuem entrada para cartão de memória. Mas o que nós vamos ensinar aqui é a possibilidade de utilizar um celular como se fosse um computador podendo colocar mais e remover memória dele a qualquer momento através da sua entrada USB.

Uma solução USB para ter mais memória no Moto G

Como falamos acima, a entrada USB presente em todos Motorolas série Moto a partir de 2013 tem uma conexão compatível com padrão OTG ( On The Go ), que é uma tecnologia que permite que venhamos a conectar um pendrive comum ao celular através da mesma entrada do carregador do telefone, e dependendo do modelo permite até mesmo conectar HDs externos. Possibilidades de conexão ao celular:

Conectar um pendrive comum via cabo OTG: A figura seguir mostra um cabo OTG padrão para celulares atuais. A parte mais fina que se parece com a do carregador deve ser conectada ao celular e a outra parte pode receber outros dispositivos USB como um pendrive, um HD externo ou mesmo outros dispositivos de entrada como Mouses e teclados.

USB OTG CABO Moto G

Conectar um pen drive OTG feito para dispositivos móveis:  O pendrive OTG é especialmente feito para se conectar a qualquer celular moderno através da entrada do carregador sem necessidade de usar qualquer adaptador o cabo extra. Na imagem a seguir você pode ver um pequeno dispositivo com a mesma conexão do carregador do celular que é um pendrive de 16 giga bytes da empresa Multilaser.

Pendrive OTG pequeno

Conectar um HD externo: A figura a seguir mostra um HD externo da Seagate com alta capacidade de armazenamento, que é um exemplo de dispositivo USB que também pode ser conectado ao celular caso ele tenha suporte necessário para este tipo de dispositivo, colocando uma memória absurda em seu Moto G. HD Externo Moto G

Agora que você já sabe de todas essas possibilidades graças ao USB OTG do Android presente na maioria dos celulares da Motorola mais recentes, você pode dizer que a memória do seu Moto G não Tem Limites, e parar de passar raiva com celular acusando que a memória está cheia. Quando sentir necessidade de carregar muitos arquivos para poder utilizar no celular a qualquer hora e a qualquer lugar, conte com a tecnologia OTG  para aumentar a capacidade de armazenamento do seu Moto G, via USB.